Atividade 1: Estudo de Benchmarking e Research Internacional.

Destina-se a identificar e disseminar tendências globais do mercado das TICE e ITO/BPO, com recurso a research e benchmark internacional, para conhecimento de experiências noutros países que permitam simultaneamente estabelecer o estado da arte em Portugal, as suas debilidades e os seus fatores competitivos; para uma consequente sensibilização dos atores públicos e agentes económicos para a melhoria dos fatores de competitividade de Portugal no setor, e consensualizar bases para uma atuação estratégica e concertada para o desenvolvimento do ITO/BPO em Portugal, e da melhoria da classificação do país nos rankings internacionais da especialidade.

Atividade 2: Peer Networking.

Esta ação destina-se a identificar e disseminar tendências globais do mercado das TICE e ITO/BPO, com recurso à participação em eventos de peer networking com representantes de entidades internacionais de referência do setor e de empresas prestadoras de serviços, para conhecimento de experiências noutros países e de tendências no setor, que permitam simultaneamente estabelecer o estado da arte em Portugal, as suas debilidades e os seus fatores competitivos; para uma consequente sensibilização dos atores públicos e agentes económicos para a melhoria dos fatores de competitividade de Portugal no setor.

Atividade 3: Caracterização de perfis de RH.

A intervenção nesta atividade destina-se a:

- Disseminar modelos inovadores de sustentabilidade de criação e capacitação de profissionais qualificados e especializados e a valorizar a oferta nacional de serviços, proporcionando mecanismos de aproximação e match-making entre profissionais e empresas, e de valorização e capacitação dos recursos e profissionais nacionais para as competências essenciais e relevantes para setor;
- Definir perfis de competências para desempenho de atividades base no processo de outsourcing;
- Definir roteiros para a aquisição das competências definidas no ponto anterior, partindo de um conjunto de competências base.

Atividade 4: Estudo Nearshore One-Stop-Shop.

A intervenção nesta atividade destina-se a promover Portugal como um destino atrativo e competitivo para atividades de BPO /nearshore outsourcing, que valorize a oferta nacional e divulgue os fatores competitivos do país neste setor, segundo uma estratégia consensualizada de atração de investimento e de internacionalização, com a definição dos requisitos fundamentais para a criação em Portugal de um serviço de ?one-stop-shop? para estas atividades, que promova as capacidades de Portugal em nichos específicos e que estruture a implementação de projetos de localização de nearshore outsourcing no país.

Atividade 5: Workshops Incoming.

Organização de Workshops com participação de analistas de referência e representantes das entidades copromotoras, com empresas portuguesas do setor das TICE, representantes de entidades governamentais e representantes de entidades responsáveis pela promoção internacional e captação de investimento estrangeiro para Portugal, que visam o fortalecimento da relação com analistas especialistas e de referência na área do ITO/BPO e influenciados internacionais do setor.

Atividade 6: Gestão, Monitorização e Disseminação.

Nesta atividade incluem-se as tarefas de gestão e coordenação, a realização de medidas de monitorização, bem como iniciativas de disseminação.